top of page
Buscar

Ferramenta de inteligência artificial do TCE/SC analisou 3,4 mil licitações no primeiro trimestre de 2025


O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) utilizou, entre janeiro e março de 2024, uma ferramenta de inteligência artificial para analisar 34.180 processos de licitação pública realizados por prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos da administração pública estadual.


O sistema, chamado Radar das Licitações, tem como objetivo identificar riscos, padrões suspeitos e possíveis irregularidades antes mesmo da contratação ser efetivada. A tecnologia permite uma atuação mais preventiva e eficiente no controle do uso dos recursos públicos.


Entre as análises realizadas, a ferramenta gerou 171 alertas de risco, que foram enviados aos auditores do TCE-SC. Esses alertas indicam indícios de possíveis irregularidades, como direcionamento de edital, ausência de competitividade ou sobrepreço.

Os auditores, a partir dos alertas, fazem a verificação detalhada dos processos e podem intervir rapidamente, evitando prejuízos aos cofres públicos. Segundo o TCE-SC, o uso da inteligência artificial fortalece a fiscalização e amplia a capacidade de análise em larga escala, garantindo mais transparência e eficiência na gestão pública.


O Observatório Social de Uberlândia apoia iniciativas como essa e acredita que o uso da tecnologia é uma grande aliada na promoção da ética e do controle social. Acompanhamos de perto os processos licitatórios locais, com o compromisso de colaborar para uma cidade mais justa, transparente e responsável na aplicação dos recursos públicos.




Fonte: Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC)

 
 
 

Comments


bottom of page