top of page
Buscar

Confira as últimas notícias do RADAR TRANSPARÊNCIA BRASIL



ree

Crise no território Yanomami

Primeiro ano de governo Lula 3 registrou 363 mortes de indígenas Yanomami, mais do que os 343 óbitos em 2022. O número precisa de contexto, no entanto, como lembra o analista de transparência da TB, Cristiano Pavini, pelo Twitter.


Relatório da TB mostra a precarização do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami durante toda a gestão Bolsonaro, com um orçamento estrangulado que não se convertia completamente em bens e serviços;


A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou que “foram décadas de invasão para chegar a este ponto”, que as ações do governo federal “até agora não foram suficientes para restabelecer tudo que precisa” e que possivelmente a área não será recuperada completamente neste ano.


A imagem do STF

Segundo pesquisa da AtlasIntel em parceria com o JOTA, 50,9% dos 1.509 entrevistados não confiam nos ministros do Supremo Tribunal Federal:


O perfil dessa maioria é composto principalmente por pessoas evangélicas, moradoras da região Sul e que votaram em Jair Bolsonaro ou em branco/nulo nas eleições de 2022;

Alexandre de Moraes aparece com imagem positiva para 39% dos entrevistados e negativa para outros 56%;


Na avaliação dos entrevistados, o desempenho dos ministros é péssimo ou ruim no trabalho de combate à corrupção (60%), em reformas para melhorar o funcionamento do Judiciário (53%) e na defesa da democracia (51%).


Auxílio-moradia

Resolução assinada pelo Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet, permite que o auxílio-moradia pago pelo Ministério Público corresponda a até 25% do subsídio dos membros:


Com a nova regra, o valor do benefício salta de R$ 4,4 mil para até R$ 10,4 mil, a depender do valor salarial do membro, de acordo com reportagem do Estadão;


As mudanças começaram no ano passado com a PGR interina Elizeta Ramos, que alterou portaria de 2018 autorizando o reajuste anual do auxílio concedido a procuradores e promotores que precisam mudar de domicílio.



Investigando corrupção

Pulitzer Center está oferecendo bolsas a jornalistas para produção de relatórios e reportagens que investiguem esquemas financeiros entre fronteiras, cadeias de abastecimento e corrupção nos sistemas e organizações. Mais informações, aqui.


 
 
 

Comentários


bottom of page